1.12.11

PODER.


Sempre fui apaixonado pelos cenários dos escritórios dos "poderosos" em filmes e novelas de TV. Tem sempre aquela mesa gigante "solta" na sala com uma bela luminária em cima (...e quando criança me perguntava como se fazia para ligá-la na tomada, já que as mesas eram sempre afastadas da parede!). Na frente da mesa, sempre 2 cadeiras elegantes. Ao fundo, persianas horizontais com cortinas pesadas em tecido. No mesmo espaço sempre uma área de estar com sofás classudos - e claro, um aparador com garrafas de Whisky. A luz, sempre fechada, dramática... Muita madeira escura, tons sóbrios. Adoraria ter uma sala assim (dispensando as cortinas pesadas!) - e de preferência tendendo ao Vintage. O set acima é da série americana Mad Men. Repare em todos os elementos do cenário... Não é demais? Paredes forradas de madeira, tons neutros, couro... Discreto e poderoso!

E falando em poder...
Olha o que eu encontro!

Mad Men of mid-century design: George Nelson, Edward Wormley, Eero Saarinen, Harry Bertoia, Charles Eames e Jens Risom - clicados JUNTOS em 1961.  Esses sim são Poderosos (...com P maiúsculo!).
É muito poder em uma foto só...

Ok, chega de sonho.
...Vamos para a realidade?

Estamos em 2011, vivendo em espaços cada vez menores... Você olha o cenário do "poderoso" da TV e em seguida olha a sua volta - poder nenhum?! Tem jeito. Você também pode ser um PODEROSO usando apenas um cantinho - basta saber escolher as peças e saber organizá-las. Confira este home office vintage americano. Em primeiro lugar escolha uma boa mesa. O modelo da foto é facilmente encontrado em brechós. A cadeira e a luminária fazem parte da "base". Não basta uma cadeirinha tímida e uma luminariazinha. Você precisará de uma CA-DEI-RA e de uma LU-MI-NA-RI-A - fui bem claro? ...Não quer ser poderoso?! Os objetos completam a cena. Está sem grana? Compre um mapa na banca de jornal e prenda na parede. Na mesa vale apoiar a sua velha máquina de escrever, antes esquecida no alto de armário. Coloque uma planta por perto para dar uma vida. Lembra daquela jibóia, esquecida láaaaaa no início dos anos 90? Ecco! Ela mesmo. Coloque perto da mesa. Cactos e suculentas também são muito bem vindos.


Seguindo o clima desse home office, sugiro alguns móveis e objetos. Imaginei um canto com temática meio vintage/caçador/caminhoneiro. Mesa vintage em aço, cadeira de couro Eames, calendário de parede de Enzo Mari; mapa do Brasil de banca de jornal; post it's preso diretamente na parede; Gun Lamp da Flos; jibóia; kombi; playmobil bang-bang, relógio industrial, e por aí vai... Pode não ser um set de filme ou novela, mas com certeza um canto poderoso e agradável na sua casa... E já que o assunto é poder, quero fechar este post com um dos clássicos mais poderosos já desenhados, a Eames Lounge! ...Ciao!

É... essa aí eu ainda não posso. Eu disse: AINDA.
(Post finalizado na estrada a caminho de L'Aquila, na altura de Bologna!)

(+ fonte fotos | Kdaf, incipe industries, dwell)

7 comentários:

  1. A fiação das luminárias passa por dentro das pernas da mesa, que fica em cima de uma tomada no piso! rsrsrs. A combinação perfeita entre o negro e o marrom resulta em poder (veja a pelagem dos Rottweiler, ou dos Dobermann). Queria saber como vc acha essas fotos legais, muito bom post!

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe! Como sabe também tenho essas fissuras em cenários. Esses glamour todo dos filmes , e a gente só sacando o background! rsrs.
    Suas sugestões para um cantinho, me deu uma vontade danada de reorganizar o meu! Adorei a importância dos itens, uns baratinhos, outros que merecem um desembolso, como as luminárias e uma senhora cadeira. Poder puro!!
    Beijos!!Espero que a viagem tenha sido excelente!!!

    ResponderExcluir
  3. Oieeee..oieeee Td bem Felipe?
    O grande lande é a gente escolher nossos ambientes, e eles ficarem com a nossa personalidade, ne?
    Bjus

    Paula kasas
    A Moda em Acabamentos e Complementos

    ResponderExcluir
  4. Noossa Felipe,você fala pouco mas escreve muito(no sentido de muito bons os teus textos) e eu aprendo muito com você, viajo literalmente, a primeira imagem é a flor do poder,que lindaaa, adoro as dicas, estou pensando em colocar mais poder na minha casa,ehehe, amigo, fiquei tão feliz com teu recadinho da estrada de Bologna,me senti próxima e importante para você. bjos,obrigada pelo carinho, estou curiosa pelo próximo post.Um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. O da Ximena, lá do México, é bem parecido com esse "escritório compacto", e um dos penduricalhos da parede, em meio às fotografias, é um mapa gigante do metrô da Cidade do México. Demais.
    O único escritório de novela que eu não gosto é o da Odete Roitman em Vale Tudo. Era aquele ambiente escuro, um mapa do mundo e cheio de samambaia pelos cantos... Low power.

    ResponderExcluir
  6. Ahh, muito bom!!... Mas eu tenho certeza que vc um dia vai ter um 'daquele', o PODEROSO!... Será que aí vc ainda vai lembrar da gente?!... rsss...

    ResponderExcluir
  7. Felipe, maravilhosa seleção de imagens e idéias...um post poderoso!
    Gostei do ainda, no finalzinho...é assim mesmo que se fala.rsrs
    Bjos e bom final de semana.
    Sílvia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...